Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais

Message des coordonnateurs

O movimento populacional que resulta de desastres ambientais não constitui fenômeno novo. Nas últimas décadas, porém, os deslocados ambientais têm ganhado maior proeminência na agenda internacional em virtude da crescente escada e das consequências que esses movimentos têm para o dilema das dinâmicas demográficas e para as relações internacionais. O aumento das pessoas atingidas por desastres ambientais reflete uma miríade de fatores, que incluem variações no clima global, ações humas e conflitos. O rápido crescimento da população nas regiões mais pobres do mundo, combinado com um desenvolvimento não planejado, particularmente nas áreas urbanas, tem colocado um maior número de pessoas em risco.
Com efeito, o deslocamento em massa provocado, direta ou indiretamente, por desastres naturais traz consequências potencialmente desastrosas para os próprios deslocados, para as populações locais e para os Estados. Por extensão, estas questões possuem, frequentemente, implicações diretas nas questões de segurança estatal, ao provocarem instabilidade interna e, certas vezes, nas relações interestatais.

Além de se pensar em esforços de proteção ambiental como instrumento para reduzir o número de deslocados ambientais, é fundamental e quiçá mais urgente criar mecanismos para mitigar impactos adversos trazidos pelos deslocamentos desta natureza. Esta urgência se justifica com base nos impactos multidimensionais que este problema acarreta, como políticos, econômicos, societais, humanitários e ambientais.

À luz da natureza interdisciplinar e multifatorial das questões relacionadas aos deslocados ambientais, os campos de estudos da dinâmica migratória e das Relações Internacionais se inserem como o arcabouço conceitual mais apropriado nas Ciências Humanas e Sociais para pesquisar essa temática, dada a sua natureza interdisciplinar. Ainda, até o momento, não há um núcleo de pesquisa consolidado em universidades brasileiras sobre o dilema do deslocamento ambiental, o que se constitui, pois, em uma lacuna fundamental na Academia nacional que o NEPDA busca superar, propiciando ainda, a união entre os pesquisadores do Brasil e do mundo que trabalham com esta temática, particularmente em função da fragmentação entre os pesquisadores do tema no país e das consequentes dificuldades para se produzir conhecimento na área.

A consolidação do NEPDA, ao permitir a integração entre os pesquisadores brasileiros e estrangeiros, fortalecerá os esforços de pesquisa com vistas a melhorar a qualidade da produção brasileira de conhecimento na área. A excelência na pesquisa e na produção de conhecimento certamente gerará oportunidades para a inserção de pesquisadores brasileiros nos centros internacionais de pesquisa sobre movimentos migratórios, bem como o intercâmbio de pesquisadores e de conhecimento entre o Brasil e alhures.

O irreversível processo de inserção internacional do Brasil e a tentativa objetiva de desempenhar um papel proeminente nos foros da política mundial demandam a formação constante de uma massa crítica que consiga prover de forma rápida e eficiente os insumos necessários para que os gestores e os tomadores de decisão possam lidar com os muitos e distintos desafios decorrentes desse processo migratório.

Nessa acepção, o NEPDA, tem uma preocupação normativa que vai além do plano conceitual, dado que almeja, por meio dos resultados das pesquisas e da produção de conhecimento, promover impactos nos meios acadêmico e político. Em suma, além de reforçar estudos em andamento e aglutinar pesquisadores, facilitando seus esforços de pesquisa, o NEPDA visa tornar-se um centro de referência no Brasil na produção de resultados que impactem no tratamento de questões concretas envolvendo deslocados ambientais no Brasil e no mundo, e, naturalmente, obter reconhecimento e prestígio junto aos renomados centros de pesquisa internacional.

Profa. Dra. Andrea Pacheco Pacífico – Coordenadora
Profa. Dra. Carolina de Abreu Claro – Coordenadora Adjunta

© 2013 - WebDesigner - Universidade Estadual da Paraíba
Seks videoları ile dolu tamamen bedava izleyebileceğiniz rokettube porno kategorisinde aradığınız videoları bulabileceksiniz.
sex videos